sábado, 22 de junho de 2013

Cristina Francoti Silva de Carvalho


PLANO DE AULA


   Tema: Número Racional.

  Conteúdos: Número Racional e suas diferentes representações; Existência de ordens como décimos, centésimos e milésimos; Resolver problemas com Números Racionais que envolvam as quatro operações e potenciação e radiciação.

   Aulas previstas: 6 aulas/hora.

  Objetivo: Entender o conceito dos Números Racionais e seus diversos significados dentro de um contexto.

  Desenvolvimento: o termo a ser desenvolvido será a propaganda e o consumismo.
 1ª etapa: trazer para sala de aula encartes de supermercados e recortes de jornais com propagandas de produtos diversos. 

 2ª etapa: sugerir aos alunos, em grupos, preparar uma lista de compras (artigos de informática, eletroeletrônicos, vestuários, entre outros)

 3ª etapa: levar o aluno a situações que o levem a construir e entender os conceitos: custo de vida, consumo, gasto, venda, compra, troca, lucro, prejuízo e documentação fiscal.

 4ª etapa: propor situações usando a narrativa onde eles deverão escrever a quantidade, lucro e o processo para efetuar as compras, havendo a preocupação em  levar qualidade gastando menos. 
 Exemplo: decidir comprar cinco quilos de arroz ou separadamente, cinco pacotes de um quilo cada, sendo o preço do pacote de cinco quilos, dez reais e o de um  quilo dois reais e quarenta centavos. Não agir por impulso e sim comparando quantidades e preço.

 5ª etapa: compartilhar sua narrativa e operações utilizadas com a classe.

Justificativa: desenvolver a competência de compreender as diversas representações dos Números Racionais dentro de um contexto e saber desenvolver argumentos sobre o mesmo e a devida orientação sobre o consumo consciente.

Avaliação: entrega das narrativas juntamente com a compreensão do texto em forma de perguntas usando os números e as ideias que estão relacionadas com a Matemática. 


Meu primeiro contato com a leitura


 Reflito sobre meus primeiros contatos com a leitura e me pergunto: quem já não se deliciou ao ouvir ou ler contos maravilhosos em sua infância? ou até mesmo em sua fase adulta, por quê não? Contos como "A Gata Borralheira", "Bela Adormecida", "Branca de Neve", dentre outros. Lembro com carinho da minha infância, principalmente quando ia dormir e ficava imaginando os detalhes do vestido "cor do céu com todas as estrelas" que fora dado pela fada madrinha à pobre Borralheira, que apenas desejava dançar com o Belo Princípe... que sensação agradável poder continuar a história em minha cabeça.
 Outra leitura que me encantou foi o livro "Pollyana",romance de Eleanor H. Porter, considerado um clássico, porque seu jeito espirituoso de enfrentar qualquer situação me inspirava frente às situações cotidianas. 
 Gibis também eram meu passatempo.

 Essas leituras desempenharam um papel importante na minha vida. Me ajudaram, por exemplo, a aliviar minhas ansiedades e impulsos e a solucionar problemas de forma criativa e com bom humor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário